Noite de autógrafos em Miracema do Tocantins

Postado por:

Zacarias Martins

10/01/2018 - 17:03h

Nesta quinta-feira (11), o escritor e professor universitário  Pedro Albeirice, estará lançando,   a segunda edição de seu livro  “Morte no Atlântico Sul“, publicado pela Editora Veloso, de Gurupi. A noite de autógrafos acontece a partir das 19 horas, no Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula, em Miracema do Tocantins.

 

¨Morte no Atlântico Sul” trata-se de uma novela, escrita na década de 1980, tendo sido traduzida para o espanhol pelo argentino Jorge Alberto Scolari. Posteriormente,  foi  feita a publicação  em língua portuguesa.

 

Esta segunda edição da obra ganhou prefácio do poeta e jornalista Zacarias Martins, titular da Academia Tocantinense de Letras, onde destaca a habilidade de Pedro Albeirice  em transitar, com muita desenvoltura pelo gênero de novela literária, o que, na opinião de Martins, não é uma tarefa das mais fáceis.

 

Zacarias Martins também se disse surpreendido ao ser convidado pelo autor para prefaciar a obra, especialmente, por se tratar  do único trabalho de Albeirice publicado no gênero  de novela, porém, “nem menos importante na sua exitosa trajetória como literato de mãos cheias e de criatividade incomum no universo da produção literária contemporânea brasileira”, argumentou.

 

Sinestesia

Para a professora Gabriela Fernanda do Carmo , diretora do CEM Dona Filomena Moreira de Paula, “Morte no Atlântico Sul”  convida o leitor a mergulhar em uma linda história e, por meio dela, a nossa imaginação cria asas e vai aos mais diversos lugares apresentados no enredo.

 

“Pedro Albeirice consegue descrever, de forma minuciosa, as belezas de Santa Catarina. Instigando o leitor a visualizar as paisagens, a ouvir as ondas do mar. Trata-se de uma sinestesia sensacional”, afirmou a professora.

 

Já o professor Robson vila Nova Lopes, Mestre em Educação pela UnB, destaca a bagagem cultural de Pedro Albeirice, lembrando que o autor já percorreu vários países, jamais perdendo a sensibilidade, o encantamento e o fascínio pelos lugares por onde passou, mantendo um olhar detalhista e afetuoso.

 

Credenciais do Autor

Pedro Albeirice é professor adjunto, atuando na Universidade Federal de Santa Catarina, através de contrato de Colaboração Técnica celebrado entre essa Instituição e a Universidade Federal do Tocantins. É responsável pelas disciplinas “Comunicação e Expressão”, “Língua Inglesa: Prática deRedação e de Tradução”, Tradução de Textos Literários e Acadêmicos Inglês-Português-Inglês”, Tópicos Especiais em Línguas Estrangeiras” (inglês e espanhol) e “Aprimoramento da Escrita Acadêmica”. Pesquisa sobre o tema “Tradução Literária”, orientando trabalhos nessa área e também sobre “Mulher e Literatura Infanto-juvenil”. Tem cadastrado o projeto “Tradução de Textos Ficcionais e Poéticos”. É Mestre em Literatura Brasileira e em Linguística Espanhola, com doutorado em Teoria da Literatura. Foi Professor Visitante na University College Dublin (Irlanda) e na University of Malta. Atuou em pesquisa, pós-graduação ou conduzindo “workshops” nas seguintes instituições: University of British Columbia (Canadá), Katholieke Universitet Leuven (Bélgica), Rezeknes Augstskola (Letônia), “Klaipedos Universitetas” (Lituânia), Universidad Nacional de San Martín (Argentina), Universidad Autónoma de Entre Ríos (Argentina) e Universidad Americana, no Paraguai.

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Jornal Cocktail”

IMOBILIÁRIAS

Aluga-se – Casa na Rua 58