Criando Oportunidades

Projeto de Lei de Irajá Abreu incentiva micro e pequenas empresas a contratação de jovens de 16 a 24 anos de idade

Por: Redação

30/11/2017 - 11:50h

O Projeto de Lei 9207/2017, da autoria do deputado federal Irajá Abreu (PSD-TO) que estabelece condições especiais para microempresas e empresas de pequeno porte para contratação de aprendizes entre 16 e 24 anos de idade foi apresentado nesta quarta-feira, 29, na Câmara Federal.

Esta proposta beneficia milhões de jovens sem qualquer perspectiva de futuro a se inserirem no mercado de trabalho, sendo contratados como aprendizes pelas microempresas e empresas de pequeno porte.
“O fenômeno da Geração Nem-Nem (jovens que não estudam nem trabalham) é preocupante. Apesar de não ser algo só do Brasil, devido ao nosso baixíssimo nível de escolaridade, torna-se ainda pior por aqui, comprometendo irremediavelmente o desenvolvimento socioeconômico da nação. Estima-se que haja mais de 6 milhões de jovens brasileiros nessa condição”, destaca Irajá Abreu.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, de 2015, dão conta de que o percentual de jovens que não estudam, nem trabalham, mas procuram emprego, era de 22,5% em 2015, sendo que, entre as mulheres, era de 30%. O número de jovens de 15 a 29 anos que só trabalhavam era de 40,9%. Esses números representam o desperdício de uma geração, o que compromete o futuro do país.

Preocupado com este índice de jovens sem perspectivas, o parlamentar apresentou esta proposta com objetivo de que as microempresas e empresas de pequeno possam contratá-los sem algumas das exigências atuais contidas para os aprendizes. Desta forma, estaríamos estimulando os pequenos empresários a contratarem os Nem-Nem e em contrapartida esses poderiam ter um maior leque de ofertas de empregos com a aprendizagem técnico-profissional necessária.

Busca rapida:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Jornal Cocktail”

Imóveis

Adicione os Imóveis na página!