Onde estacionar?

Por: Paulo Albuquerque

06/11/2017 - 22:26h

Este negócio de estacionamento pago no centro da cidade parece ser uma questão fácil de resolver, mas não. Para quem está de fora o pensamento é sempre o mais raso: é começar a cobrar, e pronto!…

…Vou recordar aqui. O falecido prefeito João Cruz já sofria pressão de parte da sociedade gurupiense para implantar as zonas de estacionamento lá pela metade da década de 2000. Nunca decidiu. E não decidiu por um motivo bem político: traz desgaste para o gestor, afinal, cria mais uma tarifa…

…Quem vai com seu carro ao centro de Gurupi, desde antes da década citada, e muito mais nos dias de hoje, sabe a dificuldade que é encontrar um lugar para estacionar na Goiás, Pará, Maranhão e/ou nas ruas transversais entre 4 e 7, principalmente. E a situação tende a ficar cada vez pior, a não ser que o povo deixe de comprar carro…

…Em Palmas, só para traçar um paralelo, o sistema foi implantado pelo Amastha. Funcionou por um tempo com muita choradeira dos usuários (embora a taxa fosse de valor baixo, na minha avaliação) e, quando o povo já estava começando a se acostumar e a esquecer do Amastha (falando aqui do desgaste político), a cobrança é suspensa…

…Hoje, em Palmas, se você precisa estacionar o carro na JK ou ali por perto nos horários de pico, pode desistir. É preciso gastar minutos e mais minutos até que surja uma vaga. Terrível. Já há consumidores que torcem para que a cobrança retorne para dar uma aliviada no sistema…

…Isto acontece porque, assim como em Gurupi, quem trabalha nestas áreas, se não tem taxa alguma coloca seu carro ou moto no estacionamento quando chega pela manhã  e só retira no final da tarde, quando vai embora. Os outros é que ficam no prejuízo…

…Eu sigo achando que o prefeito Laurez Moreira vai esperar o tempo passar e não vai tomar esta decisão difícil e com tendência para o desgaste. Para mim, inclusive, o buraco é bem mais embaixo…

…Enquanto a gente fica pensando em solucionar o problema apenas olhando para o aspecto mais superficial, que é o estacionamento, deixamos de nos debruçar sobre a raiz da questão que é a mobilidade urbana na cidade…

…Para falar sobre isso é necessário um amplo debate, claro, mas mais do que isso: é preciso culhão do governo. Aliás, existe um Plano Diretor que já trata do assunto, mas infelizmente ninguém tem coragem suficiente na administração de Gurupi para colocar o assunto sobre a mesa e buscar as soluções.

 

Busca rapida:

“Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores, não havendo nenhum vínculo de opinião com a Redação da equipe do Jornal Cocktail”